O poder do engajamento nas mídias sociais e o comportamento de compra.
Ao final de 2019, o The Manifest (EUA) realizou uma pesquisa com objetivo de verificar e relacionar como as mídias sociais influenciam o comportamento e a decisão de compra de usuários com a interação com as marcas. Estudando isso, tivemos alguns insights que podem ser importantes para você perceber como as mídias são importantes para se obter o reconhecimento de marca, a construção de confiança e o mais importante, converter seguidores em clientes fiéis.
Vale-nos iniciar com a consideração que ainda que o poder de compra e outros fatores sociais sejam diferentes para os EUA e o Brasil, ainda sim, o comportamento de compra, referente à questões comportamentais se igualam neste cenário atual, entre os países.
A recente pesquisa procurou obter informações sobre como os users interagem com marcas nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, TikTok, Snapchat, Pinterest, entre outras) e o poder que essas interações têm sobre a decisão de compra.
Segue de suma importância, o uso das mídias sociais para conectar consumidores e empresas, visto que 74% das pessoas seguem marcas nas redes e destas, 96% interagem com suas marcas em algum momento, continuando a tendência de comunicação pelas redes. Ainda, interação continua como uma excelente ferramenta de geração de vendas, visto que 67% das pessoas entrevistadas, fizeram uma compra após seres impactadas por anúncios nas redes sociais.
Note-se que o Facebook segue maior que as outras todas redes somadas, tendo 52% de poder, frentes aos demais: Instagram (16%), Youtube (11%), Pinterest (10%), Twitter (6%), LinkedIn (2%), Snapchat (2%) e outras de menor valia/poder.
Para mulheres, as redes mais influentes são o Facebook e o Instagram, enquanto que Youtube e Twitter, têm preferência masculina na decisão e influência de compra.
Assim concluímos que as mídias sociais oferecem umas excelente oportunidade de se estabelecer uma relação de confiança entre cliente e marca. Anúncios segmentados, influenciadores e interações autênticas e personalizadas são formas concretas de se transformas seguidores em potenciais clientes apaixonados e advogados de marcas e, para isto, há a importante necessidade de se conhecer o público-alvo a fundo.
Este é o post 1/3 sobre a pesquisa. Assine nossa newsletter para ficar informado através de nosso Radar Slasher. Em outras postagens, passaremos novos insights.